Você está em: São Paulo

Onde você está?

Selecione sua cidade

Internet via rádio é boa? Saiba tudo sobre ela

A internet via rádio é um tipo de conexão banda larga sem fio, que utiliza antenas, repetidores e ondas eletromagnéticas para enviar o sinal até as casas. Esse tipo de conexão é muito utilizadoemregiões que não possuem a conexão de fibra óptica.

Nesse artigo vamos te contar quais são as principais características da internet via rádio, bem como suas vantagens e desvantagens. Queremos te ajudar a escolher o melhor tipo de conexão para sua necessidade.

Como funciona a internet via rádio?

A internet via rádio utiliza uma torre que envia sinais para uma antena instalada na casa. Essa antena é conectada via cabo a um modem Wi-Fi, que transmite o sinal para os aparelhos da casa.

É importante saber que assim que você contrata a internet via rádio, é preciso comprar também a antena que será instalada na sua casa e o modem para transmitir o sinal. Apesar desse tipo de conexão ser uma opção mais barata, é preciso estar atento às suas vantagens e desvantagens.

Quais são as vantagens e desvantagens da internet via rádio?

Assim como outros tipos de conexões, a internet via rádio possui algumas características que devem ser levadas em conta na hora de contratar.

Vantagens:

Cobertura

Como dissemos antes, a internet via rádio é uma alternativa em locais onde não chega a fibra óptica. Usando um conjunto de antenas, é possível cobrir grandes regiões e lugares mais afastados das grandes cidades.

Não usa linha de telefone ou TV

Por ser uma conexão independente e via sinal de antena, você não vai precisar instalar telefone ou TV à cabo na sua casa. Ou seja, não existe a necessidade de contratar outro tipo de serviço além da internet. Sempre desconfie de compras casadas.

Pouca manutenção

Se a instalação for feita de forma correta, a chance de precisar de algum tipo de manutenção é mínima. Essa conexão não precisa de cabeamento, portanto não sofre nenhum tipo de problema como furto de fios, cortes nos cabos, entre outros.

Desvantagens:

Instabilidade e interferências no sinal

A instabilidade é um problema que acontece com frequência na internet via rádio, principalmente por ser transmitida por antenas. O sinal pode ficar instável em tempo de chuvas e ventos fortes. A distância das antenas até a casa também é um fator que deve ser levado em consideração. Se houver algum obstáculo entre a antena e a casa, como prédios e grandes construções, o sinal também pode sofrer interferências.

Velocidade

Geralmente a velocidade para residências pode variar entre 1 MB e 10 MB. Essa quantidade de velocidade não consegue suportar streaming, jogos online e downloads pesados, por exemplo.

Poucas operadoras grandes atuando

Grandes operadoras no mercado de telecomunicações não trabalham com a conexão via rádio. Logo, quando você procurar esse tipo de serviço, vai encontrar apenas algumas empresas pequenas e locais. Portanto, não é possível saber a respeito da qualidade do serviço oferecido e a empresa. Isso pode gerar problemas futuros.

A internet via rádio é uma boa opção?

A conexão via rádio é ideal para pessoas que moram em regiões mais afastadas e que não têm disponibilidade para fibra óptica. A Internet de Fibra garante estabilidade de conexão e velocidade rápida para navegar. Pesquise pelas opções disponíveis na sua região e avalie velocidade e qualidade da conexão.

É importante lembrar que a Americanet é referência em internet fibra óptica no interior de São Paulo. Acesse o site e verifique se existe cobertura em sua região!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a entender melhor sobre a internet via rádio e quais suas vantagens e desvantagens.

Continue acompanhando nosso blog para mais novidades e notícias.

Fale com a gente

App Meu
Americanet

O que você precisa para facilitar o seu dia a dia
Baixe

Meu Americanet

Seu canal de autoatendimento na internet
Acesse

Ache uma loja

Encontre a Americanet mais perto de você
Acesse

Atendimento

Fale com a nossa equipe a qualquer hora
103 85
© 2019 Americanet. Todos os Direitos Reservados.